A popularização da Internet e a proliferação de dispositivos eletrônicos de processamento e comunicação torna a tecnologia cada vez mais integrada à vida das pessoas. Ao mesmo tempo em que abre um leque virtualmente infinito de possibilidades de interação e colaboração, isso também cria oportunidades para a consecução de diferentes tipos de crimes. A área de forense computacional se preocupa em coletar, extrair, preservar e analisar evidências digitais de modo a embasar procedimentos investigativos e de auditoria. Os desafios são grandes, incluindo diversas barreiras tecnológicas, jurídicas e sociais que precisam ser transpostas e a necessidade de formação de profissionais qualificados para atuar nessa área.

O X Workshop de Forense Computacional (WFC) visa ser um fórum para discussões e apresentações técnicas de trabalhos em torno do estado da arte de tecnologias relacionadas com forense computacional. Além disso, busca-se também identificar os desafios de pesquisa e possibilitar a integração de pesquisadores e profissionais da área.

Programação - WFC

Horário (12/09)EventoTema
08h30 - 10h00 WFC Mesa-
Redonda 1

Marcos
Simplicio -
Moderador

Dr Caio Moysés de Lima -

Bio: Mestre em Ética e Filosofia Política (USP), Ex-Coordenador da Inovação na Justiça Federal de São Paulo e Juiz Federal (JFSP).

Título da palestra: Inovação no Poder Judiciário: o uso da Inteligência Artificial

Tempo de palestra: 40 minutos

Início: 08:30 - 9:10


Claudia de Oliveira Lozada –

Bio: Advogada (OAB/SP), Pós-Doutorado (UFABC), Doutorado (USP), Pesquisadora e Docente do Ensino Superior (IM/UFAL). Atuou no Laboratório de Inovação da JFSP.

Título da palestra: A validação ético-jurídica dos modelos de Inteligência Artificial e a cibersegurança no Poder Judiciário

Tempo de palestra: 20 minutos

Início: 9:15 - 9:35


Eduardo Zago de Carvalho –

Bio: Presidente da Equinix Brasil. Graduado em Administração (PUCCAMP) com formação em Liderança pela Kellogg School Management (NorthWestern University), Columbia Business School, ISE Business School, Haas School of Business (University of California), Said Business School (Oxford University). Possui experiência no setor de Telecomunicações e Datacenters.

Título da palestra: Transformação digital, Datacenters e Cibersegurança.

Tempo de palestra: 30 minutos

Início: 9:40 – 10: 10


10h15 - 12h15 WFC Mesa-
Redonda 2

Marcos
Simplicio -
Moderador

Dr Leonardo Vieira Wandelli –

Bio: Doutor em Direito (UFPR) e Juiz Titular (Justiça do Trabalho/PR).

Título da palestra: Perícia Computacional no Código Fonte do Aplicativo de Plataforma de Trabalho

Tempo de palestra: 45 minutos

Início: 10:15 – 11:00


Dr Grégore Moreira de Moura –

Bio: Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), Mestre em Ciências Penais (2006) e Doutor em Direito Constitucional na Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Professor de Direito Informático na PUC-MG. Ex-Diretor Nacional da Escola da Advocacia Geral da União (2016/2017). Desembargador do Tribunal Regional Federal da 6 Região. Exerceu a função de Procurador Federal na Advocacia-Geral da União.

Título da palestra: Direito Penal Informático, a cibersegurança e os crimes cibernéticos.

Tempo de palestra: 45 minutos

Início: 11: 05- 11:50


13h30 - 15h00 Palestra
Técnica:

Marcelo Fillmann

Bio: Profissional da TechBiz Forense Digital, formado em Engenharia Mecânica, Administração de Empresas, MBA em Marketing e Inteligência Digital. Atua há mais de 20 anos com de tecnologias e soluções dedicadas aos mercados de segurança pública e forças de lei, com ênfase em soluções para perícias técnicas e computação forense, com atuação em importantes empresas de âmbito multinacional como exemplo, a Israelense Cellebrite.

Título da palestra: "Transformação Digital nas Investigações e Perícias, novas tendências e soluções”.

15h30 - 17h00 WFC Mesa-
Redonda 3

Marcos
Simplicio -
Moderador

Dr. Andre Grégio -

bio: André Grégio é Professor no Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Engenharia Elétrica/Computação pela Unicamp. Suas áreas de interesse em pesquisa incluem análise e detecção de ataques e códigos maliciosos, aplicações de ciência de dados em segurança e defesa de dispositivos móveis.

Título da palestra: Desafios de pesquisa em forense computacional


Dr. Emerson Wendt -

Bio: Delegado de polícia civil do RS. Ex-Chefe de Polícia do RS e ex-Presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia. Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade La Salle - Canoas/RS.

Título da palestra: Os algoritmos e os desafios de pesquisa: o quanto precisamos nos dedicar em produzir conhecimentos sobre a segurança da informação, o cibercrime e a forense computacional?