Santa Maria é denominado o município "Coração do Rio Grande" devido sua localização central no Rio Grande do Sul, facilitando a vinda de estudantes e pesquisadores das diversas regiões do estado. Está situada a aproximadamente 280 Km de Porto Alegre e apresenta temperaturas em Setembro variando de 11 à 22°C. Por ser uma cidade universitária, Santa Maria é conhecida por uma vibrante vida noturna, que atrai jovens estudantes de diversos centros universitários. A cidade também possui ampla infraestrutura hoteleira (incluindo hotéis, pousadas e albergues), com opções de hospedagem próximas à universidade e com meios de locomoção rápidos e facilitados.


Atrações e Pontos Turísticos

Abaixo seguem informações sobre as principais atrações turísticas que poderão ser visitadas em Santa Maria durante o período do evento.

Quarta Colônia de Imigração Italiana: quarto centro de colonização italiana e o primeiro fora da Serra Gaúcha, foi criada em 1877 e engloba os atuais municípios de Silveira Martins, Ivorá, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande e São João do Polêsine, além de partes dos municípios de Agudo, Itaara, Restinga Seca. É uma região turística rica em cultura e que possui como atrativos visitas a igrejas, construções típicas, restaurantes, compra de produtos coloniais e o belo visual da serra.

 

 

Esportes Radicais: Santa Maria é um local riquíssimo em belezas naturais. Existem centenas de cachoeiras, cascatas e trilhas onde podem ser praticados esportes de aventura como: trekking (trilhas), rapel, cascading (rapel em cachoeiras), mountain bike, corrida de aventura, orientação e tirolesa. Os morros e matas que contornam o município de Santa Maria escondem muitos lugares belissimos e ao mesmo tempo desafiadores, por se tratar de locais ainda pouco explorados pelo homem, o que torna esses locais ainda mais encantadores.

 

Sanga da Alemoa: o Sítio Paleontológico Sanga da Alemoa é um dos mais importantes sítios paleontológicos brasileiros. Foi deste local que saiu o Estauricossauro, o primeiro dinossauro brasileiro e um dos mais antigos encontrados no mundo.

 

 

Vila Belga: patrimônio histórico e cultural do município, a vila é considerada como o primeiro conjunto habitacional do Estado e foi projetada entre 1901-1903, pelo engenheiro belga Gustave Vauthier, que, nesta época era diretor da empresa ‘Compagnie Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil‘. Possui casas estilo belle époque que se destinavam a residências de funcionários da Viação Ferrea do Estado.